Casa IL

2018 | Sintra

A leitura do lugar e a relação do terreno com a via e a escala da rua definiram naturalmente o conceito de toda a proposta. A forma irregular do terreno e os afastamentos mínimos exigíveis de acordo com a legislação em vigor definiram o polígono de implantação máximo. Este, após subtracção de matéria imposta pela definição do programa definiu os limites de toda a intervenção.

Em termos volumétricos, tendo em consideração o desnível considerável a poente e a existência de duas cotas distintas permite que o edifício se integre na escala definida pelas construções contíguas sem se assumir como um corpo estranho. Optou-se por definir duas materialidades distintas, assumindo um embasamento numa materialidade mais rude a próxima da terra, distinta da platibanda e volumes superiores de geometria linear. Os dois níveis de composição do alçado permitem que o embasamento, em betão à cor natural, mais pesado, denso e regular marque de forma clara a verdadeira dimensão do terreno e os limites da construção.

Sobre o embasamento é apoiado um volume branco e leve, de geometria irregular e com cotas distintas, como uma “tampa” que pontualmente se projecta gerando espaços de sombra cobertos. Este volume oferece ao betão do embasamento o papel principal pelo contraste claro que define com este, desenhando uma linha que adequa a construção à escala do homem.

Para além da intenção clara de respeito pela morfologia do terreno e escala do lugar, pretende-se que as materialidades propostas envelheçam naturalmente de modo a contribuir de forma activa para a sua integração no imaginário urbano do lugar. A proposta afirma-se pela sua matéria e escala no modo como se relaciona com a envolvente, não se impondo, pretendendo antes fazer parte de um todo.

 

Ficha Técnica

Localização                            Sintra
Ano de projecto 2018
Conclusão da obra
Área de construção 335 m2
Arquitectura Marco Ligeiro
Colaboradores André Caetano, Gabriela Garcia, Luis Pereira, Andreia Lopes
Construção  –
Programa Moradia Unifamiliar
Serviços Projecto de Arquitectura, Projecto de Execução, Fiscalização de Obra
Fotografia  –