Casa TD

2015 | MORELENA, SINTRA | Ongoing

A leitura do lugar e a relação do terreno com a via e a escala da rua definiu naturalmente o conceito de toda a proposta. O desnível considerável entre a cota do terreno e a via de acesso definiram o modo como a moradia se iria implantar.

Todo o programa se desenvolve a uma cota inferior, num volume branco encerrado que integra a construção na envolvente assegurando maior privacidade e protecção, assim como uma maior eficiência energética uma vez que que a volumetria simples e depurada, quase “monolítica”, assegura a protecção relativamente aos ventos e ao controlo da incidência solar.

A massa branca construída a uma cota inferior é contrariada por 2 volumes independentes a uma cota superior que permitem adequar a proposta à escala da rua. Estes assumem-se pela sua materialidade distinta, numa estrutura em ripado, definindo um contraste com o volume inferior acentuando a sua dimensão e apresentando áreas permeáveis visualmente que asseguram a relação constante com a linha do horizonte.

 

 

Ficha Técnica

Localização                            Morelena, Sintra
Ano de projecto 2015
Conclusão da obra Obra em curso
Área de construção 300,00 m2
Arquitectura Marco Ligeiro
Colaboradores André Caetano e Gabriela Garcia
Construção  –
Programa Moradia Unifamiliar
Serviços Projecto de Arquitectura, Projecto de Execução, Projecto de Arquitectura Paisagista, Projectos de Especialidades, Estimativa Orçamental
Fotografia